Segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Notícias

Buscopan Composto gotas é recolhido do mercado e deixa de ser fabricado
07/08/2017 às 16:52:44

da Redação

 

O remédio Buscopan Composto em gotas que tem ação analgésica será recolhido do mercado. O medicamento era indicado para o tratamento dos sintomas de cólicas menstruais, intestinais, estomacais e urinárias. O anúncio foi feito pala Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além do recolhimento, o remédio terá sua fabricação também suspensa.

 

O Buscopan Composto em comprimido e o Buscopan Gotas continuarão a ser vendidos. Boehringer Ingelheim, fabricante do remédio no Brasil, explicou que em maio desse ano a Anvisa foi comunicada sobre a decisão e que o remédio foi retirado das farmácias devido a um resultado do estudo de estabilidade -- que estabelece os prazos de validade e é importante para avaliar a segurança, qualidade e eficácia do produto, de acordo com publicação da Fiocruz.

 

Leia a nota da empresa na íntegra:

 

A Boehringer Ingelheim do Brasil comunica o recolhimento voluntário e preventivo de Buscopan Composto gotas (butilbrometo de escopolamina e dipirona sódica monoidratada), devido a resultado fora de especificação identificado durante estudo de estabilidade. O produto disponível no mercado não oferece risco à saúde do paciente. A descontinuação foi comunicada proativamente pela empresa à Anvisa e o medicamento foi tirado temporariamente de circulação em junho deste ano. A Boehringer Ingelheim esclarece que há alternativas terapêuticas disponíveis, como os demais medicamentos da família Buscopan, o Buscopan Composto comprimido e o Buscopan Gotas. A Boehringer Ingelheim reforça seu compromisso irrestrito com a garantia de qualidade de seus produtos e com a saúde de seus pacientes.