Sábado, 21 de outubro de 2017

Notícias

Airton Martins: "Eu não sou o tipo de político que pula de palanque em palanque”
09/10/2017 às 10:51:30

da Redação

 

Na manhã desta segunda-feira (9), o “Café com Prefeito”, quadro especial do Jornal da Ilha, recebeu o gestor da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PMDB). Na entrevista, Airton destacou o crescimento do Município, falou das ações da sua gestão, e também revelou quem terá o apoio dele nas eleições de 2018.

 

Ao falar sobre o seu candidato ao Governo do Estado, Airton afirmou que apoiará o político que for indicado pelo atual governador do Estado Jackson Barreto (PMDB). “O meu candidato é o mesmo do governador Jackson Barreto”, garantiu o político.

 

Ao ser perguntado sobre o nome do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) como candidato ao governo do Estado, Airton disse que o político cumpre com suas obrigações, e se o vice-governador realmente for indicado por Jackson, votará nele. “Belivaldo é uma pessoa séria e de palavra. Se ele for realmente o candidato, eu votarei nele, pois é o candidato do governo. Sou de grupo e sou de palavra, cumpro com minhas obrigações. Eu não sou o tipo de político que fica mudando de lado e pulando de palanque em palanque. Eu tenho minha posição. Apesar que política é uma coisa muito dinâmica e, inclusive, votei em pessoas que hoje estão na oposição. Na eleição ao senado, eu votei em Eduardo Amorim, mas em 2018 eu sigo o grupo”, pontuou.

 

Na oportunidade, o gestor do município da Barra dos Coqueiros também falou sobre possíveis nomes ao cargo de deputado federal e estadual. “O meu candidato a deputado federal da eleição passada foi Fábio Mitidieri. Eu pretendo votar nele novamente. Na eleição passada, a deputado estadual eu votei em Francisco Gualberto, líder do governo, que inclusive é uma pessoa muito direita. Mas parece que tem um pré-candidato que se chama Adailton Martins, que talvez concorra a deputado estadual, tudo indica que sim. Se ele for, votarei nele”, afirmou o prefeito.

 

Airton Martins disse que ainda não tem candidato ao senado, mas se Jackson for concorrer uma vaga, ele terá seu voto. Porém, não descartou um nome da oposição.

 

“Ao senado eu ainda não tenho um nome e estou em dúvida. Se o governador Jackson Barreto for candidato, eu votarei nele. O outro nome eu ainda não tenho”. O Portal iSergipe perguntou se há possibilidade do prefeito apoiar um candidato da oposição. Segundo ele, “Com certeza é possível. Poderei votar na oposição ou na situação, não sei ainda”, revelou.

                                                   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Administração

 

Airton Martins afirmou que sua administração não está medindo esforços para enfrentar a crise e conseguir fazer uma boa gestão.  “Estamos passando por uma crise financeira muito grande no País e a Barra não está fora disso. Mas uma das nossas prioridades sempre foi pagar o salário em dia”, disse.

 

O prefeito da Barra dos Coqueiros revelou na entrevista alguns motivos que está dificultando ainda mais a arrecadação do Município. “Em setembro perdemos o royalty por conta de uma ação judicial de um município da Paraíba que conseguiu dois meses de royalties da Barra dos Coqueiros. E também perdemos o FPM por causa de uma dívida antigas do INSS de mais de 20/30 anos, de precatórios. Mas quem assume uma administração não pode ficar olhando para trás. E eu não sou desse tipo. Estamos diminuindo algumas despesas, cortando alguns gastos para conseguir chegar com as contas em dia até o final do ano”, contou.

 

Desenvolvimento

 

Airton destacou o crescimento da Barra com o “boom” dos condomínios de casas e apartamentos no Município nós últimos anos. “Hoje, a Barra dos Coqueiros tem quase 30 mil habitantes na Barra. Mas a população está crescendo ordenadamente graças a um Plano Diretor sério que fizemos na nossa gestão”, disse. 

 

“Hoje nós temos a termelétrica que já está começando a gerar emprego. Serão 2 mil empregos só na Barra dos Coqueiros. Temos um NAT municipal que está ajudando nesse encaminhamento para as vagas. Além disso, temos vários empresas na construção civil que também estão sempre contratando”, enfatizou.

 

“A termelétrica vai trazer geração de emprego, investimentos para o Município, além da arrecadação que vai melhorar muito. Quase 40% da arrecadação do Município serão da Termelétrica. É a maior termelétrica da América Latina.

 

Ações

 

Airton destacou algumas obras e ações da Prefeitura na Barra dos Coqueiros. “Temos um programa mensal que atende 3 mil famílias que se chama ‘Comida na Mesa’, no qual distribuímos cestas básicas mensais para essas famílias. Tudo isso com uma supervisão de assistentes sociais que visita essas famílias e atesta a situação de dificuldade dos beneficiados. E, quando essas pessoas arranjam o emprego, o benefício é repassado para outras famílias. Administrar é prioridade. Se eu pudesse ninguém ficava sem moradia, sem alimentação e sem emprego", disse.

 

“Vamos entregar nos próximos dias 544 moradias para famílias que moram em invasões e que realmente precisam de uma casa própria. E vamos fazer uma nova avenida para dar acesso a esses loteamentos. Além disso, vamos pavimentar um complexo na Barra que é maior do que muitas cidades. Já investimos quase 10 milhões de reais em drenagem e pavimentação”, enfatizou Airton.

 

Ele ainda destacou as ações na Educação. “Estamos investindo muito em Educação, pois Educação e Saúde são as prioridades da nossa gestão. Fizemos várias reformas em creches e escolas. Estamos pagando o piso dos professores e, vale ressaltar que os professores da Barra dos Coqueiros são uns dos mais bem remunerados do Estado de Sergipe”, destacou Airton.

 

“Eu não digo que o Município não tem problemas, porque aquele que disser é mentiroso. Todos têm problemas. Mas o povo elegeu o prefeito e não quer saber se o prefeito está passando por dificuldades. Querem ver as coisas acontecendo”, afirmou.

 

 

Turismo

 

Airton Martins disse que, apesar da vontade dele, é preciso ter prudência nas obras das praias da região. “Na Barra dos Coqueiros temos belas praias, queríamos fazer uma estrutura bacana ali com orlas, mas não podemos interferir muito por conta da legislação ambiental que protege aquela região”, disse.

 

“Lá nós temos um resort que é o melhor de Sergipe. Além disso, estamos melhorando a infraestrutura do Município. Precisamos melhorar a drenagem nas praias, mas como eu disse, temos que obedecer a legislação. O turismo gera uma movimentação muito grande no Município. Temos uma feirinha que todo final de semana está em um ponto da Barra”, finalizou.