Sexta-feira, 28 de julho de 2017

Notícias

Avosos 30 anos: Festa da Vitória reunirá ex-assistidos e suas famílias
19/05/2017 às 09:14:25

Almoço será marcado pelo reencontro de ex-pacientes (acompanhados pelos filhos e esposa(o), médicos, profissionais e voluntários da instituição

 

O câncer um dia fez parte da história de sua infância/adolescência e foi embora. Décadas se passaram e hoje, com família constituída, aquela criança/adolescente de outrora visita a Casa Tia Ruth de Apoio à Criança e Adolescente com Câncer/Avosos. Este reencontro marcante acontecerá no próximo dia 23, no Espaço Multieventos da Avosos, no qual serão homenageados 37 ex-assistidos que estão curados há mais de 10 anos. Ao final, o Coral Cantavosos apresentará um repertório especial aos convidados.

 

O almoço começa às 12h30 e contará inclusive com a presença de médicos, voluntários e profissionais da equipe multidisciplinar da instituição. Foi também graças ao compromisso destas pessoas que fazem a Avosos que aquela criança/adolescente, hoje adulta, pode seguir adiante com o mínimo de sequelas físicas e emocionais. A Festa da Vitória é realizada a cada dois anos pela Avosos, que este ano celebra 30 anos de fundação.

 

Para o presidente da Avosos, Wilson Melo, esta é uma das celebrações mais emocionantes da casa, pois reafirma a missão de atuar na assistência às crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas de Sergipe. “Temos o papel de criar e articular soluções em uma rede de ações, com o objetivo de contribuir de forma integral para a melhoria do tratamento e da qualidade de vida desses pacientes. A Festa da Vitória possibilita um encontro muito feliz para todos nós e, homenagear guerreiros e guerreiras pelas conquistas desafiadoras, renova nossas forças para continuarmos nesta luta”, informa o voluntário, que há mais de 30 anos milita em defesa da causa da criança e do adolescente com câncer.

 

O médico oncologista Anselmo Mariano Fontes, que participou de várias destas vitórias e conquistas, será um dos profissionais homenageados durante o evento. “A Festa da Vitória é um estímulo àqueles que lutam contra o câncer. Esta luta também é nossa e, para mim, é uma felicidade imensa poder participar deste momento. É um regozijo enquanto médico poder acompanhar a história de tantas crianças e adolescente e hoje poder conhecer os filhos e esposa(o) destas pessoas. É uma festa importante e sinto gratidão pelo reconhecimento”, revela o profissional.

 

Um dos 30 homenageados da Festa da Vitória será José Rivaldo Santos Silva, cadastrado na casa de apoio em 1991, quando tinha 12 anos de idade. Entre os anos de 2002 e 2004 participou do Programa ´Primeiro Emprego´ pela Avosos e desde 2011 é funcionário da casa. “Sou grato pela Avosos existir na minha vida. Esta casa me deu muito apoio naquele momento e oportunidade até hoje. Sou casado e tenho um casal de filhos. Agradeço também a minha médica, Dra. Rosana, e toda equipe da Avosos”, comenta o ex-assistido.

 

Por Waneska Cipriano