Segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Culinária

A deslumbrante culinária dos livros de Jorge Amado
11/08/2017 às 15:26:52

Da redação

 

O escritor baiano, Jorge Amado, sempre deixou claro suas influências culinárias em seus livros. Um apaixonado pela Bahia retratou nos romances  'Tieta do Agreste', 'Gabriela, Cravo e Canela', 'Quincas Berro d'Água' e 'Dona Flor e Seus Dois Maridos', entre outros, ele inseriu, em meio as histórias, delícias da Bahia.
 

Dona Flor, cozinheira de mão cheia, ganhava a vida dando aulas de culinária para as mulheres da sociedade baiana. Já Gabriela ficou conhecida em Ilhéus por seus bolinhos típicos e acarajés. Tieta, quando voltou a Santana do Agreste, preparou uma moqueca deliciosa. A última refeição de Quincas Berro d'Água também foi uma moqueca de dar água na boca.

 

Quem gosta de cozinhar não pode deixar de ter na biblioteca de casa o livro 'A Comida Baiana de Jorge Amado'. O livro tem a seleção das receitas mais apreciadas por Jorge Amado, são 142 iguarias organizadas por Paloma Amado, filha do escritor. Não vai faltar pimenta-de-cheiro, jaca e outros itens característicos do Nordeste em suas próximas receitas. Tome nota e faça a deliciosa Moqueca Baiana de Tieta.

 

Moqueca Baiana de Tieta

 

Ingredientes:


2 kg de peixe (surubim ou badejo) em postas grossas

 

1 limão

 

Sal, alho, pimenta a gosto

 

1 kg de tomates maduros

 

2 cebolas grandes

 

1 pimentão

 

1 maço de coentro

 

Azeite de dendê

 

1 vidro de leite de coco

 

Camarões miúdos (opcional)

 

Modo de Preparo:


Tempere as postas de peixe com limão, sal, alho e a pimenta. Em uma panela grande, coloque meia xícara de azeite de dendê, uma colher de alho socado com sal e deixe fritar bem. Em seguida, coloque a cebola cortada em cubinhos, os tomates picados (com semente e tudo), o pimentão cortado em rodelas grossas, e se gostar mais um pouco de pimenta. Deixe refogando com a panela tampada por uns 5 minutos. Se precisar coloque um pouco de água.

 

Coloque as postas de peixe nesse molho ajeitando com cuidado. Deixe ferver por mais 10 minutos com a panela tampada . Se secar muito pingue água. Quando estiver cozido o peixe (espete a ponta do garfo ou uma faca, não mexa para não despedaçar), coloque o leite de coco e o coentro picadinho  Se quiser, pode colocar mais um pouco de água, deixar ferver. Retire um pouco do caldo para fazer um pirão com farinha de mandioca. Sirva com arroz branco.