Sábado, 21 de outubro de 2017

Eduardo Lopes

Lavar o ovo antes de colocar na geladeira?
06/10/2017 às 12:11:54

Consumido quase que diariamente mundo a fora, hoje se sabe que o ovo foi injustamente classificado como o vilão. Diferente disso, ele é considerado como a melhor proteína que podemos encontrar na natureza. Além de energético, tem a função de melhorias de toda construção de célula de defesa do nosso organismo, ajuda no crescimento de pêlos, cabelos e unhas.

 

Sabemos que todo alimento que compramos apresentam bactérias que podem causar alguma doença. Com o ovo não é diferente, sua casca pode apresentar bactérias e fezes da galinha, afinal de contas ele passa pela cloaca (canal por onde passam as fezes e a urina). Pensando assim, o óbvio seria lavar antes de colocar na geladeira. Correto? Não.

 

O ovo tem uma película protetora, que como o nome já diz, protege todo o seu interior. Uma vez que se lava o ovo, essa película é retirada aumentando a porosidade da casca e facilitando a entrada de bactérias, até o próprio detergente pode entrar e contaminar.

 

Outro erro que é bastante comum, é guardar os ovos na porta da geladeira. Além do impacto diário, a porta é o local menos refrigerado da geladeira e o local onde mais se oscila a temperatura, não sendo bom para  o alimento. O alimento precisa de uma temperatura de segurança, que é abaixo de 12 graus. Acima dessa temperatura existe um risco muito grande de multiplicação de bactérias.

 

Se você for daquelas pessoas que tem mania de limpeza, lave o ovo apenas momentos antes de consumir, se possível em água corrente e sem detergente. 

 

 

 

Eduardo Lopes

É formado em Gastronomia, chef de cozinha do Quadro Gastronomia em Dia da TV Atalaia/Rede Record, empresário e chef de cozinha da Due Nutri/Alimento Inteligente, empresário da Senhora Pizza Home Rodizio, além de bacharel em Publicidade e Propaganda.