Eduardo Lopes

Ovos de Ouro
07/04/2017 às 08:53:20

Está chegando uma das épocas mais esperadas pelas crianças, namoradas e chocólatras de plantão. Época onde lojas especializadas e supermercados arrecadam milhões por ano, é tanto que dois meses antes eles já estão com os corredores montados com tanto ovo que ficam escuros, deixam tão baixo que a pessoa bate a cabeça, tudo milimetricamente pensado pelo pessoal do marketing para que o alcance seja mais fácil e que as vendas sejam maiores que as do ano anterior.

 

Passou-se o tempo em que essa deliciosa iguaria era barata. Lembro que quando criança chegava a ganhar mais de um. Hoje o seu valor chega a ser quatro vezes mais caro que uma barra de chocolate da mesma marca para comermos apenas pelo formado em ovo. Tá certo que o formato traz um apelo emocional diferenciado, tem uma apresentação mais caprichada, mas será que justifica todo esse valor?

 

Segundo a Nestlé “os ovos de Páscoa são mais caros quando comparados a uma barra de chocolate da mesma gramatura, porque sua composição de custo é diferenciada, já que são produtos concebidos não somente para o consumo tradicional, mas para presentear e encantar. Sua produção e distribuição envolvem uma série de necessidades específicas, como a contratação de mão de obra temporária, desenvolvimento de embalagens especiais, processo manual de embalagem, armazenamento e transportes especiais, entre outros. De toda forma, as opções tradicionais de produtos continuam disponíveis como uma alternativa de menor preço, sem nenhum reajuste relacionado à época do ano.”

 

Hoje o mercado nos traz várias opções de ovos: os tradicionais, os que vem com bombons e os que vem com brinquedos para as crianças. Tem também os recheados com infinitas combinações, os de colher, de travessa, até de coxinha de ovo de páscoa já inventaram. São opções que podem ser mais baratas e mais gostosas que as tradicionais e mais caras. A verdade é que mesmo sendo caro, a sensação de ganhar um ovo de páscoa, de abrir sua embalagem, não tem barra de chocolate que supere. Então, meus amigos, vamos aproveitar, pois é só uma vez no ano. Feliz Páscoa a todos!!

 

Eduardo Lopes

É formado em Gastronomia, chef de cozinha do Quadro Gastronomia em Dia da TV Atalaia/Rede Record, empresário e chef de cozinha da Due Nutri/Alimento Inteligente, empresário da Senhora Pizza Home Rodizio, além de bacharel em Publicidade e Propaganda.