Terça-feira, 19 de setembro de 2017

SERGIPE

Creches: crianças são avaliadas para controle nutricional
11/09/2017 às 16:49:00

Na manhã desta segunda-feira (11), foi de pesagem e medição das crianças hospedadas na Creche Maria de Lurdes Gomes, no Rosa Maria, Grande Rosa Elze. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma ação de monitoramento do NutriSUS – mecanismo de suplementação enviado pelo Ministério da Saúde, e que vem sendo empregado dentro das refeições servidas nas creches sancristovenses.



Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa Saúde na Escola, Duane Marcelle Carvalho Pereira, a ação faz parte do controle nutricional das crianças, pelos próximos 60 dias. “Já estamos fornecendo a suplementação, com o aval dos pais, dentro da alimentação de nossas crianças. Assim, estamos colocando o sachê com vitaminas e sais minerais na hora do almoço. O NutriSUS é para crianças de até quatro anos, e prevenirá contra anemia e desnutrição. Esta é a primeira vez que as crianças de São Cristóvão consomem esse tipo de suplementação”, informou.



De acordo com a professora responsável pela creche, Maria Cristina Aragão, o cardápio das crianças vem sendo incrementado para que os consumos de todas a vitaminas, proteínas e sais minerais sejam garantidos. “A questão da alimentação é sagrada para todos nós. Aqui, pensamos um cardápio para que as crianças cresçam fortes e consumindo o máximo possível de nutrientes em suas alimentações. Estamos conversando, sempre que possível, com os pais, com o intuito de despertar neles o olhar para o bem-estar nutricional de seus filhos”, pontuou.


Duane frisou ainda que para o NutriSUS, efetivamente, funcionar os pais não devem deixar as crianças faltarem às creches pelos próximos  dias. “Tivemos antes da implantação do NutriSUS, a participação de um pediatra consultando todas as crianças, verificando a saúde das mesmas, pedindo exames, para garantirmos a eficácia do programa, que é pensado para dois meses, com uma pausa para avaliarmos o efeito do mesmo no crescimento das crianças. Por este motivo é preciso que os pais não deixem de levar os filhos nos próximos dias, só assim teremos um resultado eficaz”, enfatizou.



Nesta terça-feira (12), a ação de medição e pesagem acontecerá na Creche Nilza de Oliveira. Já na quarta-feira (13) será a vez das crianças da Creche Ezilde Serra Pinheiro.



Fotos: Danielle Pereira.